domingo, 25 de julho de 2010

O MONGE, O PRESENTE, PASSADO E FUTURO NUM SÓ...

Bom dia Lú.
Ontem tivemos a missa budista dos nossos antepassados, na igreja de Mogi das Cruzes. Foi uma cerimonia ao mesmo tempo "devagar" - como os ritos budistas - e também interessante.
O monge, ainda jovem, substituto do velho monge que já se foi, deixou uma mensagem, que posso resumir assim.


O passado, presente e futuro estão todos juntos no momento presente.
O passado somos nós, produto dos nossos antepassados, que sem eles não estaríamos aqui neste momento; o presente, não é o que vemos, as imagens, mas as emoções - tal qual a flor que vemos aqui do lado, mas sem sentir o seu perfume a emoção estaria incompleta, e sem essa emoção do momento, esse momento terá poucas chances de sobreviver ao futuro; e o futuro é o que estamos constantemente construindo no presente, somente no presente.
Assim, se tratamos alguém que está ao nosso lado, no momento presente, de alguma forma, estamos preparando o futuro relacionamento com esse alguém, de forma positiva ou negativa. Se a ignorarmos, seremos ignorados, e assim por diante.

Os antepassados que se foram, e que estamos hoje lembrando, estamos provavelmente trazendo-os para o momento presente naquilo que deixaram em emoções - como a flor ao lado - que está querendo sobreviver no nosso futuro.
Hoje, estamos deixando as nossas lembranças para o futuro dessas crianças que são os seus filhos, netos, sobrinhos e, no momento que podemos ler nos seus olhos o prazer de estar conosco, estamos sendo provavelmente lembrados no futuro. Todo o nosso futuro está exatamente sendo o que queremos que seja, neste momento.
Tenham todos um prazeiroso momento presente com boas lembranças passadas, e futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário