domingo, 4 de abril de 2010

DECISÕES

Rodovia Carvalho Pinto visto da estrada velha SP-RIO na
altura de Jacareí. Opção para rota sem pedágio de Taubaté
até Mogi das Cruzes, mas é muita quilometragem.
Tenho feito muitas viagens dirigindo sozinho pelas rodovias, entre Sampa e Pinhal. São momentos que opto entre me distrair ouvindo musicas gravadas em MP3, ouvir rádios locais, em geral de musicas sertanejas, ou desligar tudo e dirigir devagar, mantendo os 3.000 a 4.000 r.p.m. para ter menos consumo de combustivel e ter o nivel de barulho aceitável. As viagens duram cerca de 2 a 3 horas, dependendo principalmente do trecho metropolitano, que pode até dobrar o tempo de viagem.
Além dessas decisões de viagem, quando a viagem está tranquila, posso deixar meus pensamentos fluirem. Numa dessas, fixei o tema - decisões- e pensei comigo: decido coisas do agora, neste exato momento, se mantenho a velocidade, se ultrapasso alguém mais lento, se na ultrapassagem acelero além da velocidade permitida, se cruzo a faixa contínua, etc. Decido também um pouco mais adiante, se vou por um roteiro ou outro, se opto por desviar de pedagios ou se ganho tempo pelo trajeto mais curto. E mais adiante ainda, foi uma decisão de eu ficaria mais um dia em Pinhal ou se iria para Sampa naquela manhã. E havia decidido dois dias antes, que iria mudar de carro pois a quilometragem do meu já se aproxima dos 100.000 km e começa a dar mais despesas de manutenção, e decidi trocar os custos de manutenção pela de juros de um carro que não precise de tais cuidados.
No mes anterior, havia decidido que na semana seguinte não viria a Pinhal para ir ao Rio de Janeiro, e para isso havia feito reserva de hoteis e de passagens, além de combinar o rateio de hotel com alguns colegas.
No final deste semestre já estou reservando passagens e hoteis para visitar meu filho em Londres. umas férias de 20 dias oficiais, e estou finalizando os horarios dos pontos que vou visitar.
E para o segundo semestre estou planejando apresentar um trabalho num congresso e estou seguindo um cronograma de envio de trabalho final - com a fase de resumo já concluida - e de parcerias para o preparo desse trabalho. E para o ano que vem pretendo conseguir recursos para um outro congresso no exterior.
Tenho planos para daqui a 2 ou 3 anos poder ficar mais tempo fora de Sampa, numa vida com menos transportes.
Então, vemos quantas decisões acontecem. E enquanto estou dirigindo, muitas vezes ocorrem pensamentos de como decidir coisas que ficaram pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário