domingo, 20 de dezembro de 2009

CARTA PARA O FILHO NA EUROPA

Eis um blog de fotografos, seus colegas daqui.





http://fotografosbrasileiros.blogspot.com/



E aí, filhão, como vai a vida por aí?



Por aqui continuo na condição de aposentado que fica morando em duas cidades e trabalhando em outras duas.



Parece mal de familia, essa de ficar mudando de endereço e viajando.



Se for, então tudo bem.



Tenho um objetivo, a de construir meu cantinho em Pinhal, e no futuro encontrar uma atividade que seja prazeirosa e possa me manter, até para fazer algumas viagens.



Por enquanto esse corre-corre é prá ver se chego lá. Vou pesquisando o que posso fazer pela frente. Me parece que a construçãozinha que estou fazendo será um curriculum positivo pois é algo que as pessoas poderão ver.



Já ouvi do pessoal onde compro material de construção que a casa está ficando bonita. É um bom sinal, pois esse pessoal é formador de opinião, e vão comentando aqui e acolá.



Não acertei com o marceneiro, pois ele entregou umas esquadrias mal acabadas. Optei pelo custo e me descuidei, mas estou renegociando com ele.



A gente aprende. A mania que tem algumas pessoas de fazer ele mesmo, verificar tudo detalhadamente, coisa por coisa, é o certo. Sempre que a gente faz corpo mole e deixa os detalhes para os outros, a tendencia é acontecer problemas. E com razão. Pois as pessoas, cada uma, está preocupada com suas coisas, e é raro que alguém se preocupe com as coisas dos outros.



Quando isso acontece, é uma descoberta, todo mundo quer essa pessoa. Essa pessoa que é detalhista, confere tudo, até conta e gorgetas em restaurante e divide proporcionalmente. O que seria um chato, e todos fogem dele, profissionalmente, é o mais procurado, e todos estão prontos a pagarem pelo detalhista. Principalmente as pessoas que não gostam de detalhes, de coisinhas, de conferir item por item... e daí que até pagam com satisfação quem faz isso para eles.



Eu não tenho na miha formação e ser detalhista e minucioso. Mas profissionalmente procuro fazer até o que é contrário a minha maneira de ser, pois sei que é inaceitável para as empresas as pessoas que não conferem seus trabalhos.



Veja como é interessante, uma cultura como a americana, onde o conferir "check" está presente em "check-in, check-out, checlk-list, etc", e na nossa cultura, a entrada e saida de um hospede num hotel, ou em viagens não tem essa palavra: conferir. Não se diz conferir entrada, conferir saída, e acabamos adotando esses termos em viagens.



Portanto, se vc ou qualquer pessoa, que é como eu, do tipo meio descuidado por detalhes, não podemos ser o nosso natural no trabalho. No trabalho, precisamos nos esforçar para ser meticuloso e detalhista, e entender que isso é UMA FERRAMENTA DE TRABALHO. Não é preciso mudar a personalidade, apenas entender que se trata de mais um treinamento, como o de usar os programas de computadores ou de adestramento para guiar carro, helicoptero, tanque de guerra, etc.



Pois é, a gente vai vivendo e aprendendo.
Já comprei passagem para Londres, mandei e-mail com meu roteiro, recebeu?
Um abração, filhão.
Mário

Festa da APAE de Sto Antonio do Pinhal, no dia 18
de Dezembro, na fazenda do João Correa, pai do nosso
Diretor Social Cristiano. Foi uma festa muito  bonita, com
grelhados,bebidas softs, palhaça voluntária e depois que se
transformou em mamãe  Noel. Teve até dois bolos, que sobrou
e as pessoas levaram prá casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário